domingo, 11 de janeiro de 2009

IRMÃOS QUE ESCOLHEMOS




A vida é realmente feita de muitas possibilidades. Quando menos esperamos, ela nos dá a chave do baú. Esse fenômeno, meio mágico, ocorre em diferentes aspectos da vida. E em um, especificamente, ele se dá de maneira surpreendente e encantadora: quando cruzamos, no meio do caminho da nossa vidinha de sempre, com alguém (ou alguéns) muito especial, que vai fazer parte da sua vida pra todo o sempre.


Os amigos (as), como li certa vez em algum lugar, "são a família que nos foi permitido escolher", embora esses encontros pareçam, às vezes, obra do destino ou da Providência. Amar aqui não é "obrigação" (peso dos laços saguíneos), é incondicional. Daí ser tão incrível a tal da amizade...


Esses irmãos (ãs) que escolhemos fazem as nossas vidas muito mais coloridas. A cor-de rosa fica muito mais cor-de-rosa quando podemos dividir com eles momentos maravilhosos; o azul fica muito mais azul quando ficamos tristes juntos; e até o preto fica super preto quando ficamos com raiva por causa de algo que um amigo tenha feito. Enfim, a vida fica mais viva!

Jamais imaginaria a vida sem meus amigos (ela seria um preto-e-branco tão desbotado...). Como pensar em ir à praia sozinha ou não ter com quem ir numa festa? Como a dor de cotovelo doeria muito mais se não tivéssemos alguém pra dizer que "é só uma fase!", "também já passei por isso!" ou "ele não te mercece!"!!! Quem nos incentivaria a acreditar nos nossos sonhos, dividiria medos e expectativas? Pra quem contaríamos aquele mico que pagamos ou aquela piada sem graça que mais ninguém riria senão ele (a) (nós sabemos que gargalhada coletiva faz qualquer coisa imbecil se tornar o fato cômico do século!)?? De quem sentiríamos tamanha saudade por estar a alguns (muitos) quilômetros de distância?? Ou relembraríamos nos álbuns de fotografias? Como não teria a menor graça sem eles, os amigos (as)!


Eles conhecem tudo sobre você. Numa relação de amizade, nos despimos de nossas personas e ficamos nus. E apesar de toda vulnerabilidade que essa nudez possa ocasionar, ela também gera (com toda força e complexidade do verbo "gerar") uma intimidade ímpar, uma espécie de conectividade. Irreversível. Aí, o que antes era um, agora são dois. Dois em um. Ou vários em um, dependendo da sua sorte! E alguém duvida que, então, toda aquela vulnerabilidade vai pro brejo?!


Diante do poder da amizade, você percebe que certas escolhas na vida são pra sempre. Graças a Deus!






2 comentários:

  1. É, graças à Deus eu posso me incluir nesse texto, e de uma forma muito especial: como SUA amiga! Enquanto lia, ia me encaixando nos nossos momentos, na necessidade de compartilhar assuntos, sentimentos, experiências. Lembra, recentemente, quando te liguei a noite para ouvir o que vc tinha dizer sobre uma certa situação, e que foi fundamental para eu conseguir me tranquilizar?
    Destinos que se cruzaram, por algum motivo. Laços que se estabeleceram para nos dar forças para prosseguir. Esses são os AMIGOS! Te agradeço por se MINHA GRANDE AMIGA, MEU ANJO DA GUARDA.
    Te amo pra sempre!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, Fê!
    Tinha uma amiga, que tinha sérios problemas familiares (certo que quase todo mundo tem problemas com parentes... rsrsrs), costumava dizer: "amigos a gente escolhe, parentes a gente aguenta"... Por mais pesada que seja essa frase, no fundo, existe uma verdade...
    Amigos, amor incondicional...
    Tem uma frase de Mario Quintana (que adoro!) que diz tudo ao explicar a amizade: "A amizade é um amor que nunca morre."
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir