sábado, 24 de janeiro de 2009

UMA VIDA EM SUAS MÃOS




Num de seus primeiros dias como presidente dos EUA, Barack Obama já se pronunciou a respeito de um ponto pra lá de polêmico: aborto. Naquele país, os estados têm autonomia para ditarem suas próprias leis. Assim, o aborto é legalizado em algumas regiões, apesar de, oficialmente (no governo Bush), o Estado (nação) americano ser contra. De certa forma, tal posição brecava a prática livre e desempedida (às vezes até aplaudida) do aborto.

Obama declarou agora que o Estado não deveria intervir na vida do cidadão em decisões que caberia somente à família. Concordo. Mas não nesse caso. Senão, algumas leis por aí (seguindo a mesma linha de raciocínio) deverão ser revogadas, por se tornarem, no mínimo, incoerentes.

O fato não muda: aborto é assassinato. É o tipo de coisa que não permite outras possibilidades de interpretação, de leitura. É morte ao feto e pronto. E quando se trata de assassinato, não existe "brecha" na lei que venha a tornar tal fato aceitável. Ainda mais em se tratando de homicídio doloso (quando se tem intenção de matar). É o caso do aborto. Caso esse em que poderia ser somado ainda requintes de crueldade, já que o ser indefeso seria (muitas vezes) sugado (e triturado!) até que não sobrasse mais nem um pedacinho pra contar história.

"Não dá pra sublimar o 'insublimável' ", digo aos defensores do aborto. Estes alegam que temos livre-arbítrio, que a mulher tem direito de decidir sobre o que fazer com o seu corpo (como se aquela vida dentro dela a pertencesse), ou que o aborto acontece de qualquer maneira, em clínicas clandestinas, contribuindo (sua criminalização) para por em risco a saúde da mulher. Pensando assim, deveríamos, então, descriminalizar homicídios, pois estes seriam apenas resultado da escolha de alguém em tirar a vida do outro, alguém exercendo seu livre-arbítrio. Ou permitir que crianças sejam exploradas sexualmente dentro de seus lares, porque isso "é uma decisão que cabe à família". Acho que surge aí uma bela de uma contradição legal. E moral.

Sou ferrenha defensora dos direitos das mulheres, de sua luta por conquistar maior liberdade de pensar e agir. Mas, peraí, meninas! A vida que geramos não é nossa, não nos pertence nem é uma extensão do nosso corpo. Portanto, temos tanto direito sobre ela como temos sobre a vida de qualquer outra pessoa: nenhum! Não venham justificar essa atrocidade dizendo que o aborto ocorre de qualquer maneira, em clínicas clandestinas. Assassinatos também ocorrem por aí, mas nem por isso deixam de ser hediondos. Crimes! E se a mulher deseja por sua própria vida em risco nessas clínicas de aborto por aí, a fim de livrar-se do "equívoco", do "indesejado", do "erro", então, vá exercer seu livre-arbítrio, que, aí sim, lhe cabe muito bem.

A questão é que quando uma autoridade, tão notória quanto Obama, assume um discurso como esse, coloca em colapso uma série de questões já bastante edificadas pela ética e pelo bom senso.

"Cabe à família decidir matar suas criancinhas ou não", eis a nova retórica.

Bom, Obama... Pra mim, você começou com o pé esquerdo.
-------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
A Lu do Blog "Se o mundo inteiro me pudesse ouvir..." me passou o seguinte desafio :
1 – Agarrar o livro mais próximo;
2 – Abrir na página 161;
3 – Procurar a quinta frase completa;
4 – Colocar a frase no blog;
5 – Repassar para cinco pessoas;
Então:
"Mas o sonhador está cansado e a cena no restaurante reflete a sua necessidade de considerar, sob um novo ponto de vista, as suas atitudes anteriores, na esperança de renovar suas forças nessa regressão"
Livro: "O homem e seus símbolos" - Carl Gustav Jung
Passo o desafio para:
Dalva, do blog "Infinito particular";
Alice, do blog "Alice no país do pensamento";
Verônica, do blog "Todas as formas de poder";
Luh, do blog "Luísa Bertini".

7 comentários:

  1. Lindinha, concordo com você!
    Tem-se tantas informações para evitar um filho, mas uma vez concebido, é vontade de Deus... Ninguém pode tirar uma vida! É crime qualificado!
    Não só isso, a própria mulher corre sérios riscos, fisicamente e psicologicamente falando. A culpa persegue algumas de tal forma que é levada pra vida toda.
    A partir do momento que um presidente tão aguardado fala uma atrocidade dessas, o que esperar da população de seu país?
    É uma pena...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ora se ,o Estado não deveria intervir na vida do cidadão em decisões que caberia somente à família, se um irmão matasse o outro entao o Estado nao deveria interferir? também acho que devera siim interferir. Não importa se for um pequeno embrião ou uma pessoa já vivida, é assasinato como vc mesma disse !
    obrigada pela visitinha.
    virei sua seguidoraa!!
    beijãão

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fê... poxa, concordo contigo, não podia começar com pé mais esquerdo! É insublimável, inaceitável... fora de questão!

    Beijos, querida, e um final de semana de descanso prá ti!

    ResponderExcluir
  4. Adoreei seu blog
    e te indiquei um selo!
    passa la no meu blog para saber as regras

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Fê,
    Passando para uma visita e já encontro um tema polêmico! Ai, meu Deus... Olha, eu nunca fiz um aborto, graças a Deus, mas tenho amigas que já fizeram e não as condeno. Penso que muitas vezes não nascer é melhor que nascer numa família totalmente desestruturada, sem amor, sem nada. Filho indesejado carrega um fardo muito grande. Aborto no comecinho é menos mal que aborto aos seis meses de gestação (tenho uma vizinha que fez): isso sim, pra mim, é assassinato!
    Beijocas e obrigada por ser leitora do Papo Calcinha

    ResponderExcluir
  6. Amada, estou saindo de férias e ficarei um pouco ausente da blogosfera... Claro que tentarei estar presente, mas não será com a mesma frequencia. Por isso, fiz um selinho pra que não esqueçam de mim... ;) É um presente, não tem nada de repasse obrigatório ou algo do gênero, ok! Repassa, se quiser... Está lá no meu blog. Pega ele pra você!
    Fique com Deus e que tenha muita paz no coração!
    Prometo que terei muitas novidades para dividir!!!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, em grau, gênero e número. Até mesmo os erros ortográficos se ai existissem. Só acrescento que essa inclinação do Presidente Obama ao aborto já era do tempo da sua campanha a presidência, infelizmente não foi surpresa. É triste, mas como tudo, temos que torcer e rezar por uma reviravolta. Para Obama, deixar a decisão sobre o aborto para o governo seria uma "intrusão" insustentável no "tipo de sociedade aberta" pregada nos Estados Unidos. Nesse caso sua omissão foi extremamente inaceitável e imperdoável, principalmente vinda de uma pessoa culta, religiosa e de estreitos laços familiares.
    O pior, que "dentre nós", a ignorância é absurda das pessoas que ficam em cima do muro em dizer que não condenam tal carnificina. Talvez por não querer magoar alguma mulher criminosa, por ser amiga, parente, ou por simplesmente querer ser simpática. Até mesmo filhas de familias tradicionais que não podem ser vistas com um filho de pai pobre ou indesejável. Pessoas iguais, pensam iguais. Sei que cada um tem seu julgo, mas como não podemos conceber agressões aos animais, as mulheres, ao idosos, também, e muito menos, aos inocentes que tem direito a vida como qualquer um de nós, seja lá qual for a justificativa egoísta e criminosa para a prática de tal covardia.
    É engraçado um fato de uma feminista aqui em Fortaleza, estudante de direito, ser uma ferrenha defensora do aborto (leia-se: infanticídio, da livre matança de inocentes), ser filha de mãe solteira (que se prostituía), foi criada numa das piores e mais perigosas favelas de fortaleza (Pirambu), onde é de conhecimento de todos que sua mãe atentou contra sua vida por várias vezes, quando gestante, isso por que não conseguia mais clientes que não se interessavam em mulheres grávidas. Por ironia do destino é essa mesma filha (com esse pensamento medieval e doentio) que lhe dá uma vida mais digna e humana.
    Roberto Ramos
    http://techwarebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir